INOVAÇÃO 2023-2024

1º PRÉMIO
5ª Edição Escola Amiga da Criança
Categoria Digital
2021-2022

2022-2023

HORÁRIO

SALA DO FUTURO - SALA XXI

O Agrupamento de Escolas Diogo Cão tem neste momento um conjunto de equipamentos de última geração, que fazem parte de um projeto integrado de modernização tecnológica e digital. Parte destes equipamentos constituem um conjunto de Ambientes Educativos Inovadores, da qual a SALA XXI que existe na Escola sede é referência.
As atividades educativas desenvolvidas na sala do futuro, com o auxílio de equipamentos tecnológicos de última geração, estão direcionadas para a aquisição das competências-chave para o século XXI, estabelecidas no Quadro de Referência da União Europeia. A SALA XXI e os seus equipamentos estão disponíveis para TODOS os alunos do Agrupamento. A maioria dos equipamentos tecnológicos que formam a nossa SALA XXI podem também ser transportados para todas as outras salas do Agrupamento.

QUADROS INTERATIVOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

A Escola dispõe em todos os pavilhões de quadros interativos PROMETHEAN COBALT 4K de 75 polegadas ou TITANIUM 4K de 86 polegadas de 2021 com Chromebox. Todos os equipamentos estão preparados para vídeoconferência em 4K e possuem visualizador portátil.

MOBILIÁRIO INOVADOR

Sala totalmente nova, com todo o mobiliário informal reconfigurável e dinâmico, que permite múltiplos ambientes de aprendizagem num mesmo espaço. Sala equipada com múltiplos equipamentos STEAM (Science, Technology, Enginnering, Arts, Mathematics).

REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

Kits de óculos de Realidade Virtual e aumentada com software de recursos gráficos 3D e imagens 360º, para simulação virtual de ambientes reais permitindo aprendizagens individuais e em grupo.

BRAÇOS ROBÓTICOS

Braços robóticos multifunções facilmente programáveis, com ventosa pneumática, garra, kit de impressão 3D e Laser, que permitem a aprendizagem de múltiplas competências.

SAM LABS

Os kits da SAM LABS permitem aos alunos realizar experiências virtualmente e em contexto real, resolver problemas e construir projetos integrados no currículo, através de equipamentos ligados por Bluetooth.

ESTÚDIO DE FOTO, SOM E VÍDEO

Saber+

Estúdio de fotografia, som e vídeo, equipado com câmara fotográfica 4K, câmara de vídeo 4K, câmara pocket 4K, câmara 360º 4K, equipamento de som, kit de iluminação e chroma key.

PIRÂMIDE HOLOGRÁFICA

Equipamento que permite abordar em sala de aula qualquer tipo de conteúdo, do mais simples ao mais complexo, em realidade 3D, de forma simples, motivadora e projetada para o ensino do futuro.

AMBIENTES 360º e 4K

O projeto da sala XXI foi concebido para que todos os equipamentos sejam compatíveis com a rede 5G e que os equipamentos vídeo de última geração sejam 4k e 360º.

ROBÓTICA EDUCATIVA

Saber+

Sala equipada com 9 tipos de robôs, desde o nível mais simples ao mais complexo que permitem uma aprendizagem sequencial. Estes equipamentos motivam os alunos para o desenvolvimento de competências de raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento abstrato, estratégia, criatividade e trabalho em equipa.

PROGRAMAÇÃO

Através da programação os alunos desenvolvem, para além das competências técnicas, outras capacidades como o raciocínio lógico, o trabalho colaborativo e usam a criatividade para solucionar os diversos problemas apresentados. Os alunos desenvolvem também importantes capacidades sociais.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O Kit aprendizagem de inteligência artificial de utilização com o braço robótico, permite a iniciação a este tipo de aprendizagem através de módulos eletrónicos de controlo programável, com múltiplos sensores e reconhecimento visual e de voz.

IMPRESSÃO 3D

A utilização de equipamentos como as impressoras 3D e a Laser existentes nesta sala, permite aos alunos abordar temáticas que os ajudam a preparar a sua vida profissional. Este novo conceito de recurso didático, torna a aprendizagem mais interativa e dinâmica, otimizando a aquisição de competências necessárias na vida real.

FORMAÇÃO

Os docentes do Agrupamento, possuidores de formação nas novas tecnologias, têm ampliado a sua formação nas novas áreas implementadas.

Agrupamento de Escolas Diogo Cão Sempre um passo à frente Inovação Inclusão Pedagogia Criatividade Aprendizagem Cultura Tecnologia Experiência Diversidade Modernidade